Página InicialBibliotecaDados de Mercado

11/2009 - Observatório Softex - A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI em Perspectiva

Este relatório, lançado em Nov/2009 em Brasilia com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, apresenta o mais completo estudo já realizado sobre a indústria brasileira de software e serviços. A equipe de consultores contratada para este estudo contou com a participação da MBI.

Obtenha aqui os resultados do mais completo estudo já publicado sobre a indústria brasileira de software e serviços. Desenvolvido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), foi lançado em 26/11/2009 no Auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (Esplanada dos Ministérios, Bloco E), em Brasília.

O lançamento do estudo "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" contou com as presenças de Sérgio Machado Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, de Waldemar Borges Rodrigues Neto e de Arnaldo Bacha, respectivamente presidente e vice-presidente executivo da Softex.

Na oportunidade, Virgínia Duarte, gerente de projeto da Softex, detalhou as principais conclusões do levantamento, que ao utilizar uma metodologia inovadora simplificou o cruzamento de dados com institutos de pesquisa e organismos oficiais brasileiros e internacionais.

Dividida em 15 capítulos, "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" reúne números, análises e projeções que traçam uma radiografia precisa do setor de software e serviços de TI sobre temas diversos, entre os quais o total de empresas que atuam no segmento, número de empregos gerados, capacitação, mão de obra, acesso a recursos financeiros, competências nacionais e qualidade.

Abrangente, a publicação é composta por seis partes: a indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS); software e serviços de TI como atividade secundária nas empresas (NIBSS); capacitação e competências para o setor de software e serviços de TI; cenários e projeções; adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); e marco institucional para o setor de software e serviços de TI.

"Até agora não dispúnhamos de informações essenciais e confiáveis, levantadas a partir de uma metodologia internacional padronizada sobre a indústria de software e serviços de TI. Com essa publicação, e com as complementações que virão em seguida, poderemos mudar esse quadro e oferecer ao setor público e privado dados fundamentais para apoiá-los na tomada de decisões de negócios e também na definição e na implementação de políticas setoriais", explicou Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente executivo da Softex.

A publicação do primeiro volume do estudo "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" é um dos resultados do Projeto SIBSS-SOFTEX (Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI), iniciado em 2007 sob coordenação do Observatório Softex. A realização do Projeto contou com apoio e recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Secretaria de Política de Informática (SEPIN).

"Além de ampliar o escopo e a qualidade dos dados e das informações disponíveis para a elaboração de políticas públicas, o Observatório Softex pretende se transformar na principal fonte de referência para as empresas, para a mídia nacional e internacional e para as pesquisas acadêmicas, auxiliando no fortalecimento da imagem do software e serviços de TI brasileiros", destaca Virgínia Duarte, gerente de projeto da Softex.

O trabalho do observatório Softex contou com o apoio de uma equipe técnica composta por diversos consultores externos, na qual houve a participação de profissionais da MBI.

Obtenha aqui os resultados, em formato .pdf:

- Resumo executivo 

Este arquivo contem os principais resultados do trabalho. Arquivo em formato .pdf ( 11 páginas ; 1.17MB)

 

- Texto completo 

Este arquivo todos os resultados do trabalho. Arquivo em formato .pdf ( 322 páginas ; 8.48MB)

Editar esta página (área restrita)

 

Institucional

Associados

Biografias

Depoimentos

Diretoria Nacional

Diretorias Regionais

Histórico

Internacional

Missão, Visão e Valores

Núcleos Regionais

Transparência

Contatos

Contate Nossa Assessoria

Onde Estamos

Receba nossa Comunicação

Sua Opinião

Webmaster

Associe-se!

Filie-se Já!

Quem pode se Associar

Seja um Conveniado

Seja um Patrocinador

Benefícios

Comerciais

Competitividade

Eventos

Juridico-Tributarios

Reconhecimento

Recursos Humanos

Representatividade

Salas e Auditórios

Biblioteca

Agenda do Setor de TI

Dados de Mercado

Documentos

Inscritos em Prêmiações em Andamento

Inscritos em Premiações Encerradas

Legislação

Material de Eventos

Oportunidades de Negócios

Perguntas Frequentes

Recomendações

Loja Virtual

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - ASSOCIADOS

Inscrição Prof. Imre Simon - 2014 - NÃO ASSOCIADOS

Livro 'Juntos Somos Mais'

Na Mídia

Artigos

Clipping

Mídias Sociais

Newsletter

Notícias das Regionais

Notícias do Setor

Notícias dos Associados

Press Kit

Press Releases

Revista TI

Semana em Brasília

>
 
 
 

(C)opyright 1976 - 2016 by Assespro Nacional

Sede: SRTVS - Quadra 701 - Bloco A - Salas 829/831
Edifício Centro Empresarial Brasília
70340-907 Brasília (DF) - Brasil
Fone/Fax: +55 (61) 3201-0932

 

Layout desenvolvido por: