Compilado | Medidas legais de 03 de novembro de 2022

Ato Normativo Ementa / Explicação
Instrução Normativa RFB/ME n° 2.113, de 31 de outubro de 2022

Visualizar medida

“Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.307, de 27 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a Declaração de Benefícios Fiscais (DBF)”.

Explicação: altera a data de apresentação da DBF, que deverá ser apresentada, agora, até o último dia útil do mês de fevereiro, em relação ao ano-calendário imediatamente anterior, por meio da Internet, utilizando-se o programa Receitanet. Ressalta-se que anteriormente, o prazo era até o último dia do mês de março. A Instrução entrará em vigor em 1º dezembro de 2022.

 

Portaria RFB/ME n° 242, de 1º de novembro de 2022

Visualizar medida

 

“Altera a Portaria RFB nº 4.766, de 13 de novembro de 2020, que dispõe sobre a instituição de 14 Câmaras Recursais no âmbito das Delegacias de Julgamento da Receita Federal do Brasil”.

Explicação: entre outros, altera os anexos da Portaria para incluir entre as competências das câmaras análise de outros tributos, desde que haja conexão com os processos relativos aos de competência pré-estabelecida. Além disso, define os servidores membros de cada câmara.

 

Portaria SETO/ME nº 9.543, de 1º de novembro de 2022

Visualizar medida

 

Abre aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, em favor dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovações (MAPA); da Economia (ME), da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Infraestrutura (MInfra); do Trabalho e Previdência (MTP); do Turismo (Mtur); e da Cidadania (MC), crédito suplementar no valor de R$ 157,2 milhões, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente“.

Explicação: entre outros, abre crédito suplementar; ao MCTI, no valor de R$ 1,5 milhão, para Contribuição à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), no âmbito nacional.

 

Portaria CGSN/SE n° 86, de 31 de outubro de 2022

Visualizar medida

Define os procedimentos para registro das fases resultados do contencioso do Auto de Infração e Notificação Fiscal (AINF)”.

Explicação: entre outros, define que os procedimentos deverão ser feitos, na hipótese de AINF lavrado pela RFB, o registro será feito pelo Sistema Integrado de Informações Econômico Fiscais (Sief Processo), já em hipótese de AINF lavrado por Estado, Distrito Federal ou Município, deverá ser utilizado, conforme o caso: i) aplicativo Sefisc-Contencioso no Portal do Simples Nacional para registro, pelo próprio ente federado, da apresentação de questionamento total de 1ª instância; e ii) um dos formulários-padrão constantes nos anexos a Portaria, para o ente federado informar à Equipe Nacional de Integração das Administrações Tributárias, a quem caberá efetuar o registro no Sistema Único de Fiscalização, Lançamento e Contencioso (Sefisc).

Solução de Consulta SRRF04/DISIT/RFB n° 4.015, de 31 de outubro de 2022

Visualizar medida

 Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias. Atividade de treinamento e ensino.

Entre outros, trata sobre atividade de treinamento e ensino, e conclui que não configura cessão de mão de obra a atividade de treinamento e ensino executada na sede da empresa contratada. Nesse caso, a empresa contratada, em relação à prestação desses serviços de treinamento e ensino, não está sujeita a retenção. Ressalta-se que ainda que os serviços sejam prestados nas dependências da contratante ou de terceiros por ela indicados, essa condição, por si só, não é determinante para que ocorra a cessão de mão de obra.

 

Consulta Pública INMETRO nº 8, de 25 de outubro de 2022

Visualizar medida

 Abre Consulta Públicaaté 23 de novembro, para o aprimoramento de proposta de texto da Portaria que aprova a tradução da publicação do Suplemento 6 do Guia para a expressão de incerteza de medição” (GUM) – Avaliação de dados de medição – O papel da incerteza de medição na avaliação da conformidade.

Críticas e sugestões deverão ser encaminhadas eletronicamente para o e-mail acbaratto@inmetro.gov.br. Findo o prazo a Consulta, o Inmetro se articulará com as entidades representativas do setor, que tenham manifestado interesse na matéria, para que indiquem representantes nas discussões posteriores, visando à consolidação do texto final.

 Aviso de Chamada Pública – Chamada INCT – CNPq nº 58/2022

Retificação

Visualizar medida

Prorroga para novembro o prazo de divulgação do resultado preliminar do julgamento do Chamamento Público CNPq nº 58/2022, que objetiva expandir o Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) por meio de apoio a constituição de novos institutos a partir do fomento a pesquisas de alto impacto científico e tecnológico visando à solução de grandes desafios nacionais.
Aviso de Alteração

Chamamento Público SERPRO nº 66/2021

Visualizar medida

Informa a alteração do edital do Chamamento Público nº 66/2021 para pré-qualificação de pessoas jurídicas interessadas em participar de licitações que serão promovidas pelo Serpro para a contratação de serviço de codificação de software.
Ato de Pessoal Objetivo
Portaria MCom nº 7.313 de 26 de outubro de 2022

Visualizar medida

DesignarDavid De Oliveira PenhaMarcelo Leandro Ferreira e Hugo Monteiro Jácome, para, nesta ordem e sucessivamente, exercerem o encargo de substituto do Diretor do Departamento de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (Setel/MCom), CCE 1.15.
Portaria MTur nº 618 de 1º de novembro de 2022

Visualizar medida

DesignarSilvana Demartini de Oliveira, para exercer o encargo de substituta da Diretora do Departamento de RegistroAcompanhamento e Fiscalização, da Secretaria Nacional de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo (MTur), DAS 101.5.
Portaria MCTI nº 1.056 de 25 de outubro de 2022

Visualizar medida

NomearRicardo Santos de Aguiar, para exercer o cargo de Coordenador de Formalização e Acompanhamento de Transferências Voluntárias da Coordenação-Geral de Transferências Voluntárias, do Departamento de Administração, da Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), DAS 101.3.
Portaria MTP nº 3.615 de 31 de outubro de 2022

Visualizar medida

DesignarAndré Megale Melo, para exercer a função de Coordenador de Infraestrutura de TIC da Coordenação-Geral de Infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Gestão Corporativa da Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), FCE 1.10.
Portaria SETO/ME nº 711 de 1º de novembro de 2022

Visualizar medida

DesignarRoberto Mendes Altavilla Luttner, para exercer o encargo de Gerente de Estudos Econômico-Fiscais, da Coordenação-Geral de Estudos Econômico-Fiscais, da Subsecretaria de Planejamento Estratégico da Política Fiscal da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia (SETO/ME), FCPE 101.2.
Portaria MTur nº 611 de 24 de outubro de 2022

Visualizar medida

Designarrepresentantes, para integrar o Comitê de Governança Digital e Segurança da Informação (CGDSI), no âmbito do Ministério do Turismo (MTur).

ASSESPRO – Medidas legais de 3 de novembro de 2022

pt_BRPT
0%